quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Garanhuns Jazz Festival edição 2016 suspenso, como assim?


De antemão deixo claro, que este é um texto totalmente opinativo e de apoio à realidade que Garanhuns estar vivenciando, que é o cancelamento da 9ª edição, de um dos melhores e maiores eventos de Jazz & Blues do País.
-

É inconcebível, inacreditável o fato do Garanhuns Jazz Festival (GJF) ser cancelado por falta de apoio da prefeitura, na 9ª edição, um evento já consagrado e que está na agenda de muitas pessoas na época do carnaval. Muitas pessoas saem da capital pernambucana e não só de Pernambuco, e sim de muitos outros estados, para irem para Garanhuns aproveitar as bandas nacionais e internacionais que o evento lhe oferece. Fazendo assim com que na época carnavalesca a cidade não fique parada, trazendo lotação nos hotéis, restaurantes e muitos turistas para a cidade, isso é comprovado, e mais do que comprovado, conseguimos ver a diferença muito visivelmente.    
Agora tirar 70% do apoio, e logo depois desistir totalmente de apoiar o evento, por estarmos em “crise”. Se a crise de fato existisse na prefeitura de Garanhuns o evento do Natal Luz não teria tantos gastos, isso é outro fato, é visível. Fato é também que foi confirmado a verba de 1 milhão de reais para esse evento natalino de 2015, daí perguntamos, cadê a crise? Ao meu ver, se a crise existisse realmente, iria ocorrer uma diminuição de valores, de atrações, e até mesmo de dias. É inadmissível falar que o Viva Dominguinhos traz mais público e lota os hotéis, do que o Garanhuns Jazz Festival. Se tivesse que tirar algum evento neste ano de 2016 tirasse o Viva Dominguinhos (não desmerecendo a ideologia do evento e sim falando na questão de público, renda, turistas e artistas locais que devem ser mais valorizados) e não o Garanhuns Jazz Festival que já iria para sua 9ª edição.
Fico imaginando como um evento como o GJF, que já trouxe Ed Motta, Kiko Loureiro, Tico Sta Cruz, Edu Ardanuy, George Israel e muitos outros artistas nacionais e internacionais que subiram naquele palco, onde o festival ganhou Prêmio Mestre Salustiano em 2010 por reconhecimento e incentivo ao turismo na região, concedido pela Prefeitura de Garanhuns, a mesma tirar o apoio da edição de 2016, por motivos de ser o menos rendável.
E o pior ainda perder um evento belíssimo desse para outra cidade. Agora, já confirmado, a edição do festival de Jazz, na época do carnaval em Gravatá. Infelizmente Garanhuns invés de avançar estar retrocedendo cada vez mais, e com essa notícia triste já confirmada do Garanhuns Jazz acabou retrocedendo no mínimo 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário