sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NATAÇÃO INFANTIL: Benefícios de entrar na natação cedo

Texto: Sara Monteiro
É sempre interessante ás crianças serem incentivadas pelos pais a praticarem alguma atividade física, seja ela, judô, futsal ou natação. Todas essas atividades, existe inúmeras vantagens para a saúde, e quando começa cedo, melhor ainda.
Nesse caso, vamos falar sobre os benefícios de entrar na natação cedo. Afinal, ela serve para melhorar a coordenação da criança, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras, como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança.
Porém, temos que frisar que não podemos obrigar a criança a fazer tal atividade física, temos que deixá-lo escolher qual atividade a criança se identifica. Segundo a Academia Americana de Pediatria, 75% das crianças obrigadas a fazer esportes de que não gostam, até os 15 anos, param de praticar e ficam sedentárias. 
No começo, a natação para criança é praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma melhor adaptação.
Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo como rolar, movimentar as perninhas e os bracinhos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna.
Não é de se estranhar quando se fala que a natação é um esporte completo. Melhorando também na resistência do organismo e ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.
Os pais e/ou responsáveis não devem matricular seus bebês nas aulas de natação com o objetivo de formarem campeões, mas sim pela saúde, e ter um hábito saudável. Pois, é a criança que quando ficar mais madura vai escolher se quer seguir pelo caminho das competições ou não. Afinal, o melhor prêmio vai ser a vida saudável do seu filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário